Você está aqui: Capa / Artigos / Estresse e Envelhecimento Mais Rápido

Estresse e Envelhecimento Mais Rápido

O corpo humano é composto de sistemas, como o cardiovascular (coração e vasos sanguíneos), respiratório, digestório, urinário, etc. Cada sistema possui órgãos, como o fígado, o estômago, o cérebro, os rins, etc. Cada órgão possui tecidos especiais com células especiais. Cada célula possui uma membrana, uma parte interior chamada de citoplasma e o núcleo. Dentro do núcleo estão os cromossomos que são formados de genes. Em cada célula há milhares de genes. Cada gene é formado de DNA (ácido desoxirribonucléico) e o DNA é formado de aminoácidos.

Os telômeros são as seqüências duplas repetidas de cadeias de DNA e localizadas no fim dos cromossomos. São as pontas dos cromossomos. Quanto maior a extensão dos telômeros, mais tempo de vida uma pessoa teoricamente terá. Na medida em que a pessoa vai vivendo e as células vão sendo divididas, estas partes finais dos cromossomos – os telômeros – encurtam.

A telomerase é uma enzima que aumenta a extensão dos telômeros por adicionar ou repetir as seqüências do DNA. Altos níveis de atividade da telomerase são detectadas em células stem e em células cancerosas. Pouca ou nenhuma atividade da telomerase está presente nas células mais maduras ou mais diferenciadas. Parece que as funções dos telômeros e da telomerase são importantes na divisão celular, no desenvolvimento normal e no envelhecimento.

Após cada divisão da célula o telômero encurta. Quando os telômeros têm sido usados, o DNA não pode mais duplicar e a célula morre. Os pesquisadores encontraram que o encurtamento dos telômeros nas mulheres estressadas era proporcional ao envelhecimento de suas células 10 (dez) anos mais rápido do que em mulheres menos estressadas. Ou seja, quanto mais estressada for uma pessoa, menos tempo de vida ela terá. O cientista Epeil e colaboradores verificaram que as mulheres que experimentam alto estresse tiveram um encolhimento mais rápido dos telômeros dentro de suas células. (“Accelerated telomere shortening in response to life stress.” “Encurtamento acelerado do telômero em resposta ao estresse da vida”, Depart. Psiquiatria, Universidade da Califórnia em São Francisco, Proc Natl Acad Sci U S A. 2004 Dec 14;101(50):17323-4.

Vários trabalhos científicos mostram a relação de situações de estresse com envelhecimento precoce e doenças. Na revista Biologic Psychiatry, 2006 Sep 1;60(5):432-5. Epub 2006 Apr 11, os autores do Departamento de Psiquiatria do Hospital Geral da Escola de Medicina de Harvard, Simon NM, Smoller JW, McNamara KL, Maser RS, Zalta AK, Pollack MH, Nierenberg AA, Fava M., Wong KK, no artigo “Telomere shortening and mood disorders: preliminary support for a chronic stress model of accelerated aging.” (“Encurtamento do telômero e desordens do humor: apoio preliminar para um modelo de estresse crônico de envelhecimento acelerado.”) propõem que estresse crônico e desordens do humor podem contribuir para doenças na velhice como doença cardiovascular e certos tipos de câncer. Encontraram também que o comprimento dos telômeros era significantemente mais curto nas pessoas com desordens do humor e acelerando em 10 anos a velhice.

Na revista Psychoneuroendocrinology. 2006 Apr;31(3):277-87. Epub 2005 Nov 17, no artigo “Cell aging in relation to stress arousal and cardiovascular disease risk factors.” “Envelhecimento em relação com o surgimento do estresse e fatores de risco para doença cardiovascular.”, Depart. Psiquiatria da Universidade da Califórnia em São Francisco, CA, Epel ES, Lin J, Wilhelm FH, Wolkowitz OM, Cawthon R, Adler NE, Dolbier C, Mendes WB, Blackburn EH, propõe que baixo nível de telomerase no leucócito constitui num marcador mais cedo de doença cardiovascular possivelmente vindo antes do encurtamento dos telômeros resultado em parte do surgimento de estresse crônico.

Estresse doentio é quando os problemas ou exigências da vida estão mais fortes do que você pode suportar. Estresse crônico é quando estes problemas estão lhe perturbando seguidamente, sem parar. O corpo e a mente, então, ficam muito desgastados. Desordens do humor podem ser a depressão, a distimia (tristeza crônica), a desordem bipolar, entre outras.

Portanto, evite o estresse e para evitar o envelhecimento precoce. Isto envolve alimentação vegetariana, exercícios físicos constantes, uso de água pura, tomar um pouco de sol de manhã cedo cada dia (antes das 9h), eliminação de álcool, cafeína, fumo, evitar competição, perdoar, colocar limites, pedir perdão, evitar medicamentos convencionais, refazer uma amizade, reparar os erros cometidos, respirar ar puro, viver mais perto da Natureza, não colocar seu coração nos bens materiais, desenvolver a espiritualidade, ajudar as pessoas voluntariamente, expressar sentimentos de alegria, esperança, e afeto, ter fé, etc. Estes são os fatores que previnem e combatem o estresse. E sendo praticados produzem uma melhor qualidade e quantidade de vida. Evita o envelhecimento precoce.

_______

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza

www.doutorcesar.com.br

Sobre Cesar Vasconcellos de Souza

Scroll To Top