Você está aqui: Capa / Artigos / Sinais de Doença Mental

Sinais de Doença Mental

Doenças mentais graves tais como esquizofrenia, transtorno bipolar raríssimas vezes surgem repentinamente. Geralmente familiares, professores, amigos notam, ou a própria pessoa começa a reconhecer algumas mudanças em seu comportamento, experimenta um sentimento meio esquisito, percebe que sua forma de pensar não está legal, antes de entrar numa doença mental complicada.

Quando é possível atuar logo no início do surgimento de alguma alteração mental, isto diminui a severidade da doença, e pode retardar ou prevenir uma doença mental grave. Cerca de 50% dos casos de doença mental começam na idade de 14 anos, e três-quartos aos 24 anos. Vejamos abaixo sinais e sintomas que, se ocorrem com uma pessoa, ela precisa ser levada a uma consulta com psicólogo ou psiquiatra:

1)Isolamento social – a pessoa começa a se afastar dos amigos e perde interesse na vida social.

2)Queda no rendimento e funcionamento como pessoa – problemas na escola (queda do rendimento escolar), no trabalho (queda da produtividade, da capacidade de atenção e interação com os colegas, etc.), dificuldades em outras atividades sociais, como interromper a prática de esportes, surgimento de dificuldade na execução de tarefas que antes eram feitas normalmente.

3)Problemas com o pensamento – dificuldade na concentração, déficit de memória, problemas com o pensamento lógico, alteração da fala, pensamento acelerado.

4)Aumento da sensibilidade – a pessoa começa a ficar muito sensível para luzes, sons, cheiros ou toques, e evita situações muito estimulantes.

5)Apatia – surge uma queda da iniciativa, diminuição do desejo de participar de qualquer atividade, desinteresse que não havia antes.

6)Sentimentos desconectados – sensação de estar desconectado consigo mesmo, sensação de estranheza do ambiente, sensação de irrealidade, bloqueio da capacidade de sentir o sentimento.

7)Pensamento ilógico – crença de possuir poderes pessoais especiais como saber o que uma pessoa pensa, ou crer que pode influenciar eventos, ideias delirantes (de ciúme, de perseguição, de grandeza, etc.).

8)Nervosismo – medo ou sentimentos de suspeita sobre outras pessoas, forte nervosismo.

9)Comportamento fora do comum – gestos, maneirismos, comportamento bizarro.

10)Mudanças no apetite e sono – mudanças dramáticas quanto ao apetite e sono, podendo passar a ter compulsão alimentar ou perda importante do apetite, insônia ou dormir excessivamente.

11)Mudanças no humor – alterações rápidas do humor, podendo estar num momento com muita alegria e no outro período do dia estar muito triste.

Não podemos dizer que se a pessoa apresenta apenas um ou dois sintomas destes é sinal de que ela tem uma doença mental. Mas se ela experimenta vários deles e causa sérios problemas na habilidade de estudar, trabalhar e se relacionar com os outros, ela deveria ser vista por um profissional de saúde mental. E as pessoas que apresentam ideias suicidas ou tentativas de suicídio, bem como as que estão tendo pensamento de violência contra outros, necessitam atenção imediata.

Fonte: https://www.psychiatry.org/patients-families/warning-signs-of-mental-illness

_______

Cesar Vasconcellos de Souza

www.doutorcesar.com.br

Sobre Cesar Vasconcellos de Souza

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top