Você está aqui: Capa / Sem categoria / Tudo começa no pensamento

Tudo começa no pensamento

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Mateus 15:19

O funcionamento da mente humana envolve os pensamentos, os sentimentos, e as atitudes. Bons ou maus pensamentos geram bons ou maus atos. Você pode não ser capaz de evitar que um mau pensamento venha à sua consciência. Ele vem por causa da contaminação espiritual. Mas, você pode decidir o que fará com o pensamento mau que surgiu em sua consciência. Pode nutri-lo ou expulsá-lo da mente. Você tem a escolha

Tentativas de impedir a maldade na vida humana, quando ela já chegou ao nível das atitudes, são infrutíferas. O único caminho eficaz para prevenir maus atos ou maus comportamentos na humanidade tem que ver com a transformação dos pensamentos.

Aqueles que querem desfrutar a paz devem primeiro pensar pensamentos de paz. Um repórter entrevistou um milionário traficante de drogas. Ele perguntou o que a droga havia dado para ele, e o traficante respondeu falando de carros, barcos, helicópteros, mansões, etc. Mas quando o repórter o perguntou sobre o que a droga não deu a ele, o traficante parou uns segundos, abaixou a cabeça, e disse: “A droga não me deu a paz.”

A paz é o produto do pensar correto e da ação correta. Mas como ter pensamentos corretos, saudáveis, funcionais, de produzem bons frutos para a vida pessoal, familiar e para a sociedade?

Cultivando maus pensamentos, o fim é destruição tanto da paz interior quanto das boas relações com as pessoas. À partir de um mau pensamento, surgem furtos, corrupção, maldade, desavença, desunião, crimes. Por isso, a solução para a corrupção e violência na sociedade, que chegou em níveis insuportáveis, não é mais presídios, mais polícia nas ruas, mais escolas de recuperação de menores infratores, um novo partido político, novos políticos, mais festas para o povo, mais futebol, mais carnaval, mais estádios, mais hospitais. A solução passa obrigatoriamente pela educação quanto a desenvolver pensamentos saudáveis, honestos, bons, não egoístas, não de exaltação própria, mas de humildade, verdadeiros, misericordiosos. Porque as atitudes sempre começam no conteúdo e na qualidade do que pensamos.

Como vencer pensamentos maus que brotam de nosso interior contaminado geneticamente desde nosso nascimento? Um medicamento resolve? Não. Medicamentos não mudam a forma de pensar, mas só, temporariamente, mudam a forma de sentir. Uma psicoterapia resolve? Sim e não. Uma psicoterapia (tratamento de sofrimentos psicológicos baseado em conversa com um profissional treinado para isto) pode ajudar o indivíduo, por exemplo, a verificar que ele tem pensamentos distorcidos, para que ele possa decidir corrigi-los, evitá-los, e substituí-los por pensamentos saudáveis.

O que é um pensamento distorcido que pode ser resolvido com psicoterapia que é uma das formas de psicoeducação ou educação emocional? Exemplo: você tem uma amiga e sempre conversa com ela ao telefone. Um dia você telefona para o celular dela e ela não atende. Em sua mente surge o pensamento: “Ela viu meu número no celular dela e não quis atender. Ela está aborrecida comigo?” No dia seguinte, ao falar com ela, você pergunta o que houve por ela não ter atendido a ligação. Ela pergunta que horas você telefonou e diz: “Ah! querida, naquela hora fui ao mercado e esqueci o celular em casa!” Então, o pensamento “Ela está aborrecida comigo.” foi uma distorção de pensamento, que pode gerar dor emocional desnecessária e que não será corrigido por medicação. Corrigir estes pensamentos distorcidos é algo que a psicoterapia ajuda a fazer.

Mas a psicoterapia é impotente quando às maldades que brotam do coração, do mais íntimo de nosso ser. É desta maldade que Cristo falou em Mateus 15. E a solução para ela tem que ver com o que Ele disse sobre o “novo nascimento”. Que é um despertar espiritual, uma nova vida que procede de cima e que realmente muda a pessoa, muda sua forma de pensar, seus sentimentos, e suas atitudes. Sem isso não há saída para os problemas pessoais, familiares, e da sociedade como um todo. E não estou falando de religião, mas de espiritualidade. Tem muita religião na sociedade, e mesmo assim o mundo está dominado pela maldade porque falta a genuína espiritualidade. Onde está a espiritualidade? Onde você a consegue? Ela está disponível o tempo todo e é grátis. Não precisa dar dízimo para obtê-la. Ela está nas Escrituras Sagradas.

_______

Dr. Cesar Vasconcellos de Souza – www.portalnatural.com.br

Sobre Cesar Vasconcellos de Souza

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top